WBA // O poder das listas de exercícios

30.5.19


Foi a trancos e barrancos que percebi que o melhor jeito de se estudar é colocando em prática. Pra falar a verdade, eu não queria deixar de fazer as minhas anotações e resumos, essa pra mim era uma das partes mais prazerosas durante os estudos - e, me ajudava bastante na hora de relembrar alguns tópicos de matérias como biologia, geografia ou história. Mas, o jeito mais eficaz (pra mim - e acredite, pra maioria das pessoas) é aplicando a teoria na pratica, ou seja, fazendo muitos e muitos exercícios sobre o assunto (principalmente quando se trata de matemática, física e química).

                                   " Nós somos aquilo que fazemos repetidamente. Excelência, então, não é um                                            modo de agir, mas um hábito" -  Aristóteles

As listas de exercícios são ótimas para revisar ou se aprofundar em alguma matéria já que existem exercícios de diversos níveis de dificuldade. Normalmente, são 3 os momentos em que imprimo listas de exercícios, depois de estudar alguma matéria faço cerca de 10-15 para fixar o assunto, com o passar do tempo vou fazendo mais exercícios pra relembrar do conteúdo e, quando percebo que estou com dificuldade em certo conteúdo também faço listas de exercícios sobre.
Ainda sobre listas de exercícios, queria muito apresentar pra vocês um site muito maravilhoso que conheci faz uns 8 meses, se chama projeto medicina [www] e nele você encontra listas de exercícios de diversos assuntos separados por conteúdo e matéria, sério! tudo super organizado, basicamente é por ele que retiro minhas listas extras, tem me ajudado muitíssimo.

Como estudar pelos exercícios? // 
Aqui vai uma contradição. É ótimo você errar os exercícios durante os estudos, não fique triste ou chateado quando isso acontecer, a verdade é que quando você erra uma questão da sua lista você deve ficar muito feliz porque é ali que você vai ver onde melhorar. Sempre que você fizer um exercício não faça simplesmente um check ou um x , analise a questão por completo! Você marcou a alternativa "a", mas não sabia porque a "d" estava errada? então vá atrás dessa resposta, procure o erro em cada alternativa! relacione, compreenda e pratique por completo, não faça nada só por fazer. Faça as listas de exercício utilizando tudo o que você aprendeu, deixe a preguiça de lado! leia tudo! (muitas vezes os textos gigantescos servem como aprendizado e interdiciplinariedade, eu mesma já aprendi muito com eles! - lembrando que essas dicas são para o momento dos estudos, é óbvio que na hora da prova a gente precisa ter um pouco mais de controle em relação ao tempo e nem sempre tem como ler a questão por completo -, então fica ai uma dica bem legal) essa também é uma forma de aprender com os exercícios. Outra coisa, é muito interessante e proveitoso você puxar várias flechas em volta daquele exercício e ir relacionando outros conteúdos com ele - de diversas matérias se preferir - que também se relacionam com aquela questão.

Qual fazer primeiro ? Vídeo aula ou exercícios? //  
Na minha opinião é furada você fazer uma super lista de exercícios logo após ver uma aula ou ler um conteúdo, afinal .. você acabou de ver aquela matéria, ela esta fresca na sua memória e, no final das contas se você acertar toda a lista vai ficar apenas com a sensação de falso aprendizado. Acredito que vale mais a pena fazer cerca de 10-15 exercícios de aprofundamento após a aula/leitura do conteúdo e com o passar da semana ou nos dias seguintes fazer uma lista de aprofundamento. Além disso, quando você vê algo mais vezes, você aprende melhor e memoriza mais rápido.

Eu continuo fazendo meus resumos, mas em uma frequência extremamente menor. Lembro que quando comecei a estudar fielmente para o vestibular, esse era o meu principal método de estudos, afinal era muito conteúdo! foi um choque de realidade enorme quando entrei no cursinho e vi que não entendia nem 50% dos conteúdos que eram passados. Por isso, acho que os resumos me ajudaram muito em uma fase inicial, mas hoje o que mais tem funcionado pra mim são os exercícios e as provas anteriores dos vestibulares que vou prestar (em breve trarei um post sobre). E é bom sabe? mudar, as vezes me sinto muito exausta fazendo anotações, na verdade chega uma hora que começa a encher o saco w.w inclusive, minhas anotações são online agora (pelo menos a maioria delas) e é muito mais prática!!!!

Então, é basicamente isso, acho que consegui colocar a importância dos exercícios nesse post, só espero que não tenha ficado muito confuso. Algumas pessoas me pediram pra continuar trazendo o WBA aqui no blog e prometo que irei tentar fazer pelo menos 1 post sobre isso durante o mês, trazer dicas, conquistas, aprendizados, desabafos e até guias, quem sabe?
Se você é vestibulando ou esta na escola, deixe nos comentários a melhor forma de estudo para você. Vamos compartilhar experiências ♥
Até a próxima, xx

Ƹ̵̡Ӝ̵̨̄Ʒ

Você também pode gostar

0 comentários