Como criar um cronograma de estudos

8.5.18

Fonte: @popostudies

Esse ano não estarei muito presente aqui no blog (vestibular ...), mas de qualquer modo não quero deixar esse cantinho de lado, então resolvi que irei escrever aos poucos e postar aos poucos. Como estou passando por uma fase de vestibular, terá mais assuntos a respeito disso por aqui do que normalmente ocorria (espero que gostem ). 

Muitas pessoas quando resolvem criar uma rotina de estudos encontram diversas dificuldades em relação a horários. Já vi várias pessoas reclamando que não estudam por conta do tempo: " eu não tenho tempo para estudar" e de fato, existem várias pessoas que realmente não conseguem por terem muitas responsabilidades, mas de um modo geral o que todo mundo precisa é de organização. Sabe aqueles 5 min que você (acha) fica no celular? então, acumulando eles você vai perceber que passou 3/4 horas no celular no final do dia (existem aplicativos que você pode baixar e ele te mostrará o quanto de tempo você perde usando o celular). O que você poderia estar fazendo nesse período ao invés de mexer em redes? isso mesmo, estudando. É ai que você percebe que você tem SIM tempo para estudar, mas precisa se organizar e deixar alguns hábitos de lado, ou seja, definir prioridades

Para que serve um cronograma? 
O cronograma serve exatamente pra isso, com ele você perceberá quais os intervalos de tempo que vocês tem livre no seu dia e poderá encaixar outras atividades nesses locais. Existem diversos tipos de cronogramas, você só tem que encontrar o melhor para satisfazer as suas necessidades. O mais comum é o cronograma dividido a cada uma hora. Agora vamos ver como você pode montar o seu. 

Como montar um cronograma? 
Irei mostrar qual foi o passo a passo que utilizei para montar o meu cronograma, mas eu já adianto que isso não é uma regra. Você pode montar o seu da sua forma ou do jeito que alguém já te ensinou.

1. Escolha onde você irá colocar/fazer o seu cronograma
Existem várias opções, você pode fazer ele no seu computador, em um aplicativo, um caderno, em fim ... onde você preferir. Achei melhor fazer o meu em uma folha quadriculada por conta de já ter uma linha base que eu pudesse seguir (odeio quando faço linhas tortas - mesmo que use a régua sempre parece torto -, então achei que seria a melhor opção), mas você pode usar uma folha sulfite normal. Essa é uma das coisas mais legais, o cronograma é seu você faz ele onde e com o que preferir, pode usar papeis de gramaturas mais altas ou até coloridos. 
2. Faça uma tabela
É bem simples, você agora irá definir sua grade horária (qual intervalo de tempo você usará para as atividades) na coluna horizontal e os dias da semana na coluna vertical. Ficou confuso? vou deixar algumas imagens de referência.

  • Esse aqui é um exemplo de como você pode organizar e deixar o seu cronograma mais bonitinho, você pode fazer ele no excel, imprimir e colar no seu mural de anotações. A própria capa do post é também um cronograma (muito fofo por sinal) de um studygram que eu sigo muito lindo [x].



3. Coloque seus compromissos fixos
Agora é importante você preencher a tabela com todos os seus compromissos fixos.Como, por exemplo, aula todos os dias das 19hrs ás 22:55 ou academia das 9hr-10hrs todas as terças. 
4. Defina as atividades que você quer acrescentar na sua rotina
Depois de ter definido seus compromissos fixos você poderá encaixar nos espaços vazios horários de estudos ou qualquer outra atividade que você queira fazer. Não se esqueça de deixar pausas e horários para descanso, leitura de livro e etc. E outra coisa muito importante é você arrumar espaço (talvez no final de semana) para atividades que você não conseguiu terminar devido algum imprevisto (que é algo que ocorre frequentemente), para que assim você não fique perdida e se estresse com eles. 

A Barbara é uma pessoa incrível que eu conheci através dos instagrans de estudos, ela faz faculdade de história e é uma pessoa muito doce e gentil, deixei esse vídeo dela aqui para caso vocês prefiram um tutorial falado. Eu achei o vídeo dela muito eficaz, prático e bem feito (fofoooo). Espero que gostem. Talvez, fique até mais claro se você assistir o vídeo e não só seguir o meu tutorial escrito. 


Então por hoje é isso, espero que todos tenham conseguido se organizar melhor com as dicas e se você já tem ou vai fazer um cronograma (seja de estudos, para trabalho, qualquer coisa) me fala aqui nos comentários, aproveita pra contar o que você gostaria de ver por aqui.

Com amor, Li ☄*ೃ

Você também pode gostar

0 comentários