Bullet Journal // O que é?

by - 16.5.18

Fonte: @studywithinspo 

Uma das qualidades que eu definitivamente não possuo é de ser uma pessoa organizada, então por conta disso sempre venho pesquisando meios simples e fáceis de se organizar. Agendas pouco funcionam comigo, pois ao passar do tempo acabo parando ou esquecendo de anotar ( além de que tem poucas opções organizacionais ~ entenderam mais adiante), outro método super legal é o Planner, porém teria que esperar até o começo do ano pra começar a usá-lo e é pouco viável pra mim.
Recentemente encontrei o método do Bullet Journal e ele vem me ajudando faz algum tempo, pois usando esse método posso organizar o que der na telha, como: Filmes que desejo ou estou vendo ( o mesmo se aplica com livros e séries), Minhas tarefas diárias, o desempenho do blog e muito mais.

O Bullet Journal é basicamente uma lista de afazeres diários, semanais ou mensais. E o melhor de tudo é que você mesmo que faz ele! e isso tem pontos positivos e negativos né? e pra mim os principais deles são:
Tu tem liberdade de criar e colocar no teu caderninho o que tu quiser, ou seja, personaliza-lo a sua maneira. 
A preguiça de ter que personalizar um caderninho inteiro, enquanto tu poderia simplesmente comprar um planner onde os trackers já estariam prontos. 

Mas, sério! a preguiça não vai mais me atrapalhar, ela tem que vazar da minha vida e da sua também!!
Para e pensa: tu vai poder colocar o que bem quiser lá dentro, tu vai poder se inspirar, criar habilidades novas, não vai mais precisar ir na terapia e no final tu vai se sentir muito bem por ter completado todo aquele caderninho com coisas (desenhos, palavras, frases... ) que você mesma criou, vai ser muito significativo e você vai se sentir bem. Então.. joga essa preguiça pra lá e vem cá. 

O que é Bullet Journal? 
Bullet Journal é um sistema analógico para nos organizarmos, super simples!O Bullet journal é como uma agenda, só que mais personalizada, nele você pode organizar toda a sua vida! é só ser criativo e criar trackers* para cada área da sua vida, seja ela: escola, trabalho, faxina, zodíaco, saúde .. qualquer coisa mesmo! você também pode procurar inspirações no pinterest, google, blogs, instagram (existem diversos instagrans específicos para Bullet Jornaul), grupos do facebook, etc.
E tem mais, o Bullet journal pode ser usado para planejar, organizar e até mesmo registrar algo. Planeje a sua semana, seu mês, seus projetos, organize dados importantes, suas senhas e listas, registre seus gastos, saúde, emoções, sentimentos, momentos ... 

Ryder Carroll 

O criador deste método é o Ryder Carroll. Ryder é um designer de produto digital e já trabalhou com grandes empresas como a Adidas, American Express e HP. O objetivo dele ao criar o bullet journal era organizar todas as listas que ele possuía e ficavam espalhadas por toda a parte (se você também gosta de listas comenta aí ♥).  O site oficial do Bullet Journal é o www.bulletjournal.com, lá você pode assistir alguns vídeos e aprender um pouco mais sobre como fazer o seu bullet journal.
Lembrando que você não precisa fazer um bullet journal todo enfeitado (como vemos em várias inspirações do pinterest, tumblr ...), você pode fazer um super simples, assim como o do Ryder, veja:


Do que eu preciso para criar o meu Bullet journal? 


De um caderno e uma caneta, só! mas, é claro que existem aquelas pessoas que gostam de encher as coisas de frufru (eu!) e então você pode usar vários outros itens de papelaria, como: Fitas coloridas, washi tapes, canetas em gel, lápis de cor. Tem até aqueles cadernos maravilhosos (e caros! $) que várias pessoas usam, como alguns da Moleskine, Cadernitos ... mas sério! tu pode comprar até aqueles caderninhos simples da Tilibra sabe? que só tem nas cores: Azul, Verde, amarelo e vermelho (o meu primeiro bullet journal foi com o caderninho amarelo ♥).

Além disso, existem vários tipos de folhas que você pode utilizar também! tem os cadernos pontilhados, pautados, sem pautas e quadriculados. O que eu uso é o sem pauta, mas recomendo o pontilhado ou o quadriculado pelo meu ver parecem ser mais fácil de utilizar por termos um guia, muitas vezes fico irritada com linhas e palavras que acabam ficando tortas no meu bujo. 

Como funciona?
Bom, segundo Ryder Carroll as seções fundamentais do Bullet journal são: 


⋅ Índice: Essa é a primeira folha do seu Bujo* e ela é dedicada a sua organização dentro do bullet journal, serve para você não se perder e encontrar facilmente qualquer mês, item ou seção que esteja procurando, por isso é muito importante que você numere todas as folhas do seu bullet journal e sempre atualize o seu índice. 


⋅ Calendário do mês: Nessa parte você vai criar um calendário simples na vertical, onde você deverá colocar o dia e a sigla do dia na semana, é bem simples (assista ao vídeo do Ryder para entender melhor!!). Aqui você irá colocar apenas as suas atividades e compromissos do mês mais importantes de cada dia. 


⋅ Log do dia: É como se fosse um diário, aqui você vai colocar as suas tarefas de cada dia! ou da semana, você que sabe ... tu também pode colocar informações do tipo: Clima do dia, quantidade de água que você bebeu, entre outros. 

⋅ Log do futuro: Como no bujo tu vai fazendo aos poucos, um problema que teríamos é em relação a colocar informações de 5 meses, 6 meses pra frente e pra isso que serve o log do futuro. Reserve uma página para colocar informações futuras, eventos que iram acontecer mais pra frente. 

Essas são algumas seções fundamentais do bujo, mas existem várias outras que também são super legais e amo muito, como: Objetivos, Diário de Gratidão, Checklists, Livros para ler, filmes para ver, meu humor em pixels, hábitos e muito mais (trarei várias dicas de bujo futuramente! fiquem ligadinhos, vai ter muita inspiração por aqui!!!). 

Termos importantes
Existem diversos termos que são usados por aí para se referirmos a diversas coisas dentro do bullet journal, e isso não é nenhuma novidade já que o bullet journal não foi criado no Brasil e muitas vezes não iremos entender diversas coisas que as pessoas falam por aí (até mesmo Brasileiros!). 
Edit: Falando nisso .. por favor! utilize seu bullet journal em português! você não é obrigado a escrever as coisas em inglês, afinal você não é gringo né? tudo vai ficar mais fácil pra ti dessa maneira, não invente moda! se você estiver praticando inglês ou for fluente ai já é outra história. 

Bujo: Abreviação de " Bullet Journal "
Bleeding: Tradução literal - "Sangramento"; Algumas pessoas usam o termo "Vazar" É quando a tinta passa para o outro lado da folha. Comum com canetas que soltem muita tinta, como as hidrográficas de ponta grossa ou fina tipo a Stabilo (e similares), Paper Mate Flair, canetas tinteiros, canetas a base de álcool, marcadores.
Box dialogue: Tradução literal - Caixa de diálogo. São as “caixas” ou espaços em que você escreve tarefas, notas, objetivos.
Brain dump: Tradução literal - "Lixeira do cérebro", "Lixo para pensamentos". Também usa-se o termo Rapid Log (anotação rápida) É um lugar onde você escreve tudo o que está perdido no seu cérebro, pra que você possa desapegar daquilo, e depois possa organizar aquilo tudo no lugar certo.
Calendex: Método diferente de Planejamento Futuro que organiza seus compromissos, anotações e notas dentro do seu BuJo. O criador original é o Eddy Hope e a Kara (Boho Berry) criou sua própria versão. Ambos falam sobre seus métodos em inglês.
Challenges: Tradução - "Desafios". Geralmente são criados na mídia social, como Facebook, Instagram, e se baseiam em um tema. Alguns temas populares são o #PlanWithMeChallenge ou #BulletJournalChallenge onde há uma variedade de "objetivos". Por exemplo, no PlanWithMeChallenge, tem objetivos diários, sendo um por dia, durando um mês. Você interpreta o objetivo ou tema, e posta sua interpretação ou idéia, online e compartilha com os outros. São criados para se divertir, treinar, ser criativos!
Chronodex: Sistema de rastreamento em formato espiral ou circular, para ver como você usa o seu tempo durante o dia. Um método para usar é colorir as horas que você usa para cada tarefa com uma cor diferente, e ao final do dia/semana/mês, você pode ver onde você gastou mais tempo e onde pode gastar menos tempo.
Dailies: Tradução - Diário. Sua lista de tarefas e anotações para o seu dia.
Ghosting: Tradução - Sombra. É quando a tinta aparece como uma sombra do outro lado da folha. Algumas pessoas ficam irritadas quando isso acontece. Outros não ligam. É por causa disto que algumas pessoas sempre perguntam quais canetas não fazem sombra. Você tem que testar as canetas em uma folha "descartável" no seu BuJo para saber se vai dar certo ou não.
Getting Things Done (GTD) method: Tradução literal - Conseguindo fazer as coisas. É um método que ajuda a se focar em objetivos em formas diferentes e quando se focar nelas.
Helper: Tradução - Ajudante. Um nome fofo para alguém que te ajuda a planejar ;) Normalmente seu gato, cachorro, coelho, hamster, filho curioso, até mesmo cobras e ratos!
Layout: Tradução literal - Planos. É todo e qualquer modelo usado nas páginas (layout semanal, Layout de coleção, layout de rastreador...)
Mind Sweep: Tradução literal - Limpeza da mente. É similar ao Brain Dump ou Rapid Log, mas mais consistente. É o mesmo quando você faz pequenas limpezas diárias na sua casa, sempre, ao invés de uma grande faxina num dia inteiro. Tem gente que costuma acordar, jogar tudo o que não precisa da mente no Mind Sweep, passa seu dia tranquilo, e depois, antes de dormir, o faz novamente, para uma boa noite de sono. Spread: "Abertura". Significa quando as duas páginas de um caderno são usadas como um único layout. Threading: Tradução literal - costurando. Tradução popular - Conectando. Uma técnica originalmente criada por Ryder, e posteriormente adapatada por Kim. Conecta coleções antigas entre velhos Bujos, listas relevantes e etc... Trackers: Tradução literal - Rastreador. Também chamado de controle de hábitos. Isto é uma planilha que controla seus hábitos, para saber se você os faz diariamente ou nos dias necessários. Podem ser feitos diariamente, semanalmente, mensalmente. Depende da sua necessidade, e há várias formas de incorporar eles no seu Bujo. Podem ser feitos em grades, planilhas, letras, símbolos perto do seus cabeçalhos diários...

Prós e contras
Durante esses meses utilizando o bullet jounal tive muita guerra e luta com esse caderninho que como qualquer outro método tem seus prós e contras, afinal.. nada é totalmente perfeito nessa vida né? 

É simples, rápido e fácil. Basta escrever e fazer listas de acordo com suas necessidades. 
Suas informações com você pra lá e pra cá, esqueceu de algo? seu bullet journal está ali na tua bolça,na tua mochila .. você pode levá-lo onde for. 
Maravilhoso para pessoas que não gostam de se organizar através de equipamentos eletrônicos (assim como eu! ♥).
Molhou? Rasgou? Perdeu? Já era. Tudo que tu fez por meses ou semanas, vai por água abaixo .. afinal é um caderno e tu tem que ser cuidadoso e ter atenção. 
Grande quantidade de bullet journals com o passar do tempo! o que fazer? jogar fora suas informações ou guardar pro resto da vida em uma caixa? isso é algo que tenho pensado e refletido bastante .. eu não teria coragem de jogar fora minhas agendas, mas também não quero ter trilhões delas em minha casa. 
Desanimo, preguiça, procrastinação .. principalmente se você tem que riscar algo no seu caderninho perfeito ou arrancar alguma folha. 

Bom, por hoje é isso! em breve irei trazer várias inspirações fofas de layout, logs,trackers, checklists e muito mais. Talvez eu até possa fazer posts só sobre alguns instagrans de bullet journal que são muuuito inspiradores. Agora me conta, você usa bullet journal? Como você faz para se organizar no dia-a-dia? 


Com amor, Li ☄*ೃ

You May Also Like

6 comentários

  1. Eu AMO Bullet Journal e estou apaixonada por esse post! Ele está extremamente completo e tem coisas, como o Threading que eu nem conhecia mas já pretendo aderir! Muito obrigada pelo carinho em escrever algo tão útil! Você é luz!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada pelo carinho, fico extremamente feliz que tenha sido útil pra ti ♥ fiz com todo amor e carinho :3
      Bjjss

      Excluir
  2. O post ficou maravidjoso! Super completo, pra mim que era leiga demais no assunto foi ótimo, não sabia muito bem do que se tratava um bullet journal, por enquanto sou preguiçosa e uso agenda comum, mas quem sabe ano que vem!

    Talo de Maçã ♥

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigadaaa ♥ fico muito feliz em ter ajudado ! espero que isso te inspire a começar o seu e se organizar cada vez mais :)
      Bjjs e um abraço forte

      Excluir
  3. Eu aaaaamo Bullet Journal, mas infelizmente não sou muito criativa não hahaha, comigo é bem expectativa contra realidade por isso sempre tento ser mais básica ou pegar inspiração pelo Pinterest! A um tempo atrás eu deixei água cair em uma das páginas dele, e ela ainda tinha canetinha... imagina a bagunça haha, sorte que eu consegui tirar a página sem fazer muito estrago. Eu falo para minha mãe que o meu é mais rústico hahaha, amei o blog <3

    https://deitadaemnuvens.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bujo não precisa ser perfeito não, ele tem é que ser funcional pra ti ♥ o meu também não é lá essas coisas, mas eu gosto muito de deixar tudo bonitinho então eu sigo tentando. É muita expectativa x realidade mesmooooo suhsauhu' Tenho muita dó de arrancar as folhas, mesmo se estiver muito cagado, então eu simplesmente finjo que aquela folha não existe (as vezes não consigo e arranco msm suhsua). Obriiigaaddaa, fico super contente {♥}
      Um forte abraço :)

      Excluir