Resenha // Harry Potter e a pedra filosofal

4.3.19


Sempre amei a saga Harry Potter, mas nunca havia lido nenhum dos livros da série. Sei lá, nunca tinha sentido interesse. Esse ano, os livros mudaram muito pra mim, tenho notado cada vez mais uma tendência a leitura. Comecei a ler Harry Potter e a pedra filosofal em Janeiro, confesso que a leitura foi um pouco lenta e monótona em diversos momentos, mas isso não tira os créditos do livro que é incrível por sinal. 

Desde pequena sempre amei o mundo da Mágia, filmes de ação e aventura. J.K Rowling com toda certeza, se transformou em uma daquelas figuras celebres da infância de muita gente, inclusive da minha. Lembro daquela época em que todos queriam ter tudo do Harry Potter, o pomo, os livros, o mapa do maroto .. "Juro solenemente não fazer nada de bom". O meu item predileto talvez seja a capa de Harry ou o vira tempo. Sério, um dia ainda vou ter aquela parte da estante cheia de coisas de Harry Potter, mas no momento ainda me falta a estante. Minha coleção de livros ainda é muito pequena, o que mais tenho feito é frequentado a biblioteca.

Harry potter e a pedra filosofal é o primeiro de uma série infanto juvenil composta por sete volumes que conquista corações desde o seu primeiro lançamento, nos anos noventa no Reino Unido, e já é considerada tanto um clássico da literatura jovem quanto a maior série de livros do mundo, pelo menos no que diz respeito a número de cópias vendidas – algo em torno de 500 milhões de exemplares ou mais.

Sinopse:
Harry Potter é um garoto cujos pais, feiticeiros, foram assassinados por um poderosíssimo bruxo quando ele ainda era um bebê. Ele foi levado, então, para a casa dos tios que nada tinham a ver com o sobrenatural. Pelo contrário. Até os 10 anos, Harry foi uma espécie de gata borralheira: maltratado pelos tios, herdava roupas velhas do primo gorducho, tinha óculos remendados e era tratado como um estorvo. No dia de seu aniversário de 11 anos, entretanto, ele parece deslizar por um buraco sem fundo, como o de Alice no país das maravilhas, que o conduz a um mundo mágico. Descobre sua verdadeira história e seu destino: ser um aprendiz de feiticeiro até o dia em que terá que enfrentar a pior força do mal, o homem que assassinou seus pais. O menino de olhos verde, magricela e desengonçado, tão habituado à rejeição, descobre, também, que é um herói no universo dos magos. Potter fica sabendo que é a única pessoa a ter sobrevivido a um ataque do tal bruxo do mal e essa é a causa da marca em forma de raio que ele carrega na testa. Ele não é um garoto qualquer, ele sequer é um feiticeiro qualquer; ele é Harry Potter, símbolo de poder, resistência e um líder natural entre os sobrenaturais. A fábula, recheada de fantasmas, paredes que falam, caldeirões, sapos, unicórnios, dragões e gigantes, não é, entretanto, apenas um passatempo.

A escrita de J.K Rowling é muito singela. A forma como ela demonstrou através da escrita as ações e repercussões dos feitiços e gestos dos personagens me fascinou. É muito fácil e simples de interpretar e imaginar as ações, a todo momento eu me sentia dentro do livro. A leitura progride com o próprio personagem e isso faz com que você consiga perceber o crescimento de cada um dentro da história. Harry Potter e a pedra filosofal é uma leitura encantadora, principalmente por ser o primeiro livro, acredito que você acaba se aproximando imensamente ao personagem e cada cena é única e transformadora. 


Com toda certeza, o livro é bem mais abrangente que o filme. Tem várias cenas que não são retratadas ou são muito sintéticas no filme. Agora eu consigo entender aquela frase: "sempre leia primeiro, depois veja o filme", parece que assim você tem uma noção maior de tudo o que a história retrata e isso é fantástico.

Uma das minhas partes prediletas, tanto do filme quanto do livro, é na hora em que o Harry recebe as cartas e o tio Valter tenta a todo custo impedir isso! sério, e como assim "O armário em baixo da escada", como sabiam dissooo? estavam espionando Harry e os tios dele o tempo todo. 
O livro mostra aos poucos a amizade que vai surgindo entre Harry, Hermione e Rony e sério, que amizade. No início, eles não pareciam ser próximos, mas depois de derrotar aqueles Trasgo acredito que a amizade foi ficando cada vez mais forte e eles passaram a ficar sempre juntos. J.K. Rowling conseguiu retratar muito bem a amizade desse trio, foi aquela típica sensação de coração quentinho. 

Eu poderia ficar aqui escrevendo e escrevendo sobre o quão mágico foi a leitura desse livro pra mim, mas acredito que todas essas sensações devem ser sentidas. Então, por favor, se você gosta mesmo dessa saga, leia os livros e se encante junto comigo. Não importa qual seja a sua idade, essa leitura vai trazer a tona a criança que há dentro de você, sem sombra de dúvidas. Continuarei essa jornada e tentarei chegar até o final do expresso de Hogwarts, espero trazer o restante das resenhas dos livros (trarei com certeza!).

Você também pode gostar

0 comentários