Meus studygrans prediletos

22.4.18


Hai !
Como eu estou em uma fase de pré-vestibular me tornei uma das pessoas mais viciadas em studygrans (haha). Eu relutei muito pra não fazer esse post aqui no blog, porque seria muito difícil de escolher entre os milhares de studygrans que eu sigo e acompanho, mas eu tinha que compartilhar e divulgar um pouquinho desse meu novo amorzinho (eu até tentei criar um haha'). Olha gente, o conteúdo desse post vai ficar bem longo, mas vai ser lindo, não se preocupem, vocês vão amar (principalmente quem também está nessa fase de estudos ♥). O meu intuito era selecionar 8 studygrams, mas o post ficaria extremamente extenso por conta da entrevista, principalmente, então resolvi fazê-lo em duas partes, essa aqui é só a primeira, em breve teremos uma segunda parte, onde colocarei mais 4 studygrams que eu gosto muuuuuito.

Mas, afinal de contas, o que é um studygram? 
Para mim os studygrams são fonte de inspiração e motivação para muitas pessoas e até mesmo para os próprios criadores. Além de tudo, é força e confiança, é ajudar o próximo que esta na mesma situação que você a ter animo e se incorajar a continuar persistindo todos os dias pelos seus sonhos mesmo que seja difícil e cansativo, mesmo que as vezes a gente pense em desistir e parar de estudar.
Bom, pra mim é isso. 
Mas, eu tomei coragem e principalmente, arrumei um tempinho na minha rotina e resolvi perguntar para alguns criadores de conteúdo o que significa studygram para eles. Vamos ver o resultado da minha pesquisa? (haha).

Para você, o que significa o studygram?
Sarah Pimenta: Pra mim o studygram é uma forma de inspirar outras pessoas a estudar.
Duda: O studygram, para mim, é uma forma de me manter motivada e inspirada quando o assunto é estudos. Eu faço tudo o que gosto lá, desde lettering até falar sobre aquarela, e querendo ou não, ele me "força" a estudar. 
Isa: Para mim o studygram é como se fosse uma plataforma dentro do instagram. Onde as pessoas seguem e acompanham as pessoas com foco nos estudos.
Sara: Pra mim, o studygram é uma comunidade onde estudantes podem se motivar, inspirar e ajudar outros a estudar da melhor forma.
O que te motivou a criar o seu?
Sarah Pimenta: Eu sempre tive muita dificuldade em aprender as coisas e muita das vezes foi por falta de motivação. E graças a outros studygrams eu senti que organização e as coisas "mais bonitinhas" (se é que me entende .. rs) me motivam a estudar. Ver tudo colorido, hamonioso e cheio de detalhes me dava prazer e foi assim que eu passei a ter motivação. Pensando nisso decidi começar a compartilhar a minha rotina com outras pessoas no intuito de ajuda-las como me ajudaram. Afinal, devem existir pessoas como eu. E o segundo motivo foi mais pessoal, eu tenho um sério problema de autoestima e ansiedade. Então decidi usar dessa ferramenta como terapia. E cá entre nós? Tem me feito MUITO bem! 
Duda: Meu terceiro ano e a falta de motivação que eu passei dias sofrendo, haha. O studygram foi uma "chave" para minha vontade de estudar.
Isa: Estava vendo vídeos sobre estudos durante as férias e acabei achando o vídeo da Luana Carolina e aí encontrei o instagram dela. Quando segui ela através das sugestões fui conhecendo mais e mais instagrams desse tipo, até que percebi que havia um universo imenso dentro desta plataforma e que eu poderia usufruir e aderir a muitos. Depois de um tempo eu pensei:" eu quero fazer isso, quero poder ajudar as pessoas" criei. E cá estou!
Sara: Eu andava meio desanimada com os estudos principalmente porque estudo sozinha em casa, então é fácil ficar desmotivada). Pra me motivar, comecei a acompanhar studygrans, e uma coisa levou a outra. Quando eu vi, já tinha criado meu próprio "cantinho".
Qual o seu principal objetivo com o seu studygram?
Sarah Pimenta: Acho que minha segunda resposta acaba respondendo isso também. Eu quero proporcionar as pessoas o que me proporcionaram a um tempo atrás. Motiva-las a estudar de forma mais prazerosa mostrando o que funciona comigo. Mas vale ressaltar que a ideia não é que elas imitem minha maneira de estudo porque ninguém é igual e o que funciona comigo nem sempre funcionará com outra pessoa. Porém, quero que as pessoas percebam que é possível encontrar diversas maneiras diferentes de estudar e que é possível moldar nosso estudo de acordo com nossas necessidades.
Duda: Motivar todo mundo, da mesma maneira que meus seguidores me motivam. Ajudar no que eles precisarem e poder até ser um ombro amigo haha. 
Isa: Meu principal objetivo é poder ajudar e inspirar as pessoas ao máximo que puder. Por isso respondo todos com muito carinho porque sou muito grata e fico feliz por servir como um modelo as vezes! Quero poder motivar as pessoas, esse é o meu principal objetivo.
Sara: No início, não vou ser hipócrita, era só motivar a mim mesma hahaha.Mas, com o passar do tempo mais pessoas foram me acompanhando, e mandando mensagens falando que estavam gostando do conteúdo, e que aquilo as inspirava, e motivava a estudar. Isso me deu um novo objetivo, hoje eu procuro produzir algo mais útil para os que acompanham meu ig. 
É trabalhoso ter um studygram? Você alguma vez deixou de estudar por conta dele?
Sarah Pimenta: Ter um studygram não é nem um pouco difícil se você compartilha sua realidade. Basta tirar uma foto do que quer compartilhar e contar em sua legenda. Seja ela com a ideia de ajudar as pessoas ou interagir. Deixar de estudar por causa dele? kk acho até engraçado responder essa pergunta! Se eu deixar de estudar, meus posts não acontecem. Meus posts são sobre meus estudos e coisas que me ajudam nos estudos. Se você pretende fazer o contrário (organizar sua vida de acordo com o que você quer postar no ig), aí sim ele te atrapalhará de estudar.
Duda: Então, trabalhoso talvez seja um termo forte .. não é fácil manter um padrão, minha sorte é justamente a tonalidade das minhas coisinhas que são parecidas haha. Não vou mentir, já deixei sim, no início foi um vício! Mas agora estou mais focada.
Isa: Sim, muitas pessoas acham fácil e que qualquer um consegue e as vezes se acham no direito de exigir muitas coisas.Acontece. Já deixei sim de estudar para editar uma foto, produzir um conteúdo, entre outros, mas acredito que vale a pena!
Sara: Se você for perfeccionista como eu, muito! Se não for, acredito que bem menos hahaha. Nunca deixei de estudar para postar, mas já deixei de postar pra poder estudar, e acho que como a filosofia do studygram é justamente focar nos estudos, acho perdoável. 
Você já pensou em desistir do seu studygram?
Sarah Pimenta: SIM. Eu já pensei em desistir do ig assim como já pensei em desistir da faculdade. É comum na nossa vida a gente querer desistir das coisas que amamos por conta de alguns obstáculos. Eu sofri um certo "preconceito" com algumas pessoas por ter um ig de estudos. Passaram a "tirar uma com a minha cara" por causa dele e pensei em desistir pra ter minha paz novamente. Porém, aprendi a lidar com a situação e contorná-la. Coloquei na balança o bem que o ig me fazia e o mal que estava fazendo por causa das pessoas. Vi que o bem que me fazia era muito maior e eu não queria perder isso. 
Duda: Ainda não, sou relativamente recente nesse mundo.
Isa:Sim, várias vezes. As vezes nos deparamos com comentários horrorosos e de mau gosto, mas atualmente estou aprendendo a conviver com isso e simplesmente não negar, afinal, uma mensagem de ódio no meio de tantas carinhosas atualmente não me fazem mais diferença. Apenas ignoro!
Sara: Bem, eu sou relativamente nova nesse "universo" (3 meses de ig). Então nunca pensei em desistir, mas .. não posso dizer que nunca vou pensar nisso, afinal como eu disse, dá trabalho manter a regularidade e a qualidade das postagens.
Você recomendaria as pessoas a fazer um studygram?
Sarah Pimenta: Recomendo muito! Você ajuda outras pessoas na mesma proporção que se ajuda.
Duda: Super! É um empurrão para quem precisa.
Isa: Acho que você deve fazer se tiver um motivo puro. De ajudar as pessoas, sem ser mesquinha, gostar de ajudar os outros, sempre respondê-los. Precisa ter compromisso, ter conteúdo! Caso você realmente queira e for se dedicar, sim. 
Sara: Se você ta precisando de um gás nos estudos, criar um studygram pode te ajudar. No meu caso ajudou, e ainda ajuda, bastante. Na comunidade há uma troca de inspiração e motivação muito necessária nos estudos (na minha opinião).
O que você gosta em um studygram? Quais os seus preferidos?
Sarah Pimenta: Gosto quando os studygrams compartilham detalhes da rotina e mostram como estão estudando. Isso serve como dica e auxilia outras pessoas ♥ Meus prediletos são @fisicaorganizada e @quimicando_
Duda: A interação, a dedicação e o auxílio que a gente encontra em muitos. Meus favoritos: @salvandovidinhas, @barbarasstudies, @inspirationstudiess, @studyingmanu, @agrastudies e @popostudy
Isa: Eu amo diversas coisas e vários ig's, mas principalmente da Luana que foi o meu primeiro e a salvando vidinhas, porque ela é maravilhosa, entre outros como, @studytiips, @cassieops, etc. 
Sara: Eu gosto quando percebo que um studygram se preocupa em dar dicas realmente úteis aos estudantes, e quando vejo que ele faz aquilo com carinho sabe? Você percebe a diferença quando alguém se dedica de coração a alguma coisa. Tenho vários ig's favoritos! Mas, vou citar a @barbarasstudies, que é uma "musa" hahaha, foi o primeiro studygram que eu acompanhei, e que me motivou a criar o meu! Também gosto muito da @popostudy, @studyingmanu e @estudepatricia. De igs estrangeiros gosto bastante da @130notes e @lawstandfound
Qual conselho você daria a alguém que está começando um studygram?
Sarah Pimenta: Não se preocupe com a estética do seu feed ou com a quantidade de seguidores e likes que você tem, são só números. Se preocupe em compartilhar apenas a verdade sobre você e sua rotina de estudos. Tudo fica lindo quando você faz as coisas bem reais e o resto você conquista por consequência! Sempre terão pessoas interessadas no que você faz ♥
Duda: No início pode ser algo difícil, mas não ligue para seguidores e continua! Se você realmente gosta do que faz, as pessoas vão gostar também!
Isa: O que eu digo a todos que me perguntam isso. Acredito que o mais importante é você ser você mesmo, independente. Não fique copiando os outros, pensando que como eles fizeram sucesso, você irá fazer, vá pela sua intuição,forneça coisas que você gostaria de ver! E ame o que você faz, se não, nem tente.
Sara: Não se preocupe com qualidade! O ditado "quantidade não é qualidade" se aplica muito bem a um studygram. Seu ig vai crescer com o tempo, e com sua dedicação. Então, não apresse as coisas. Também não se preocupe com materiais caros se você não tiver condições ou não quiser comprar. O que te torna um bom estudante não são seus materiais, e sim sua dedicação e determinação!


Meus studygrans prediletos (♥)
Então, agora eu finalmente vou mostrar pra vocês alguns dos meus studygrans prediletos. Eu realmente espero que vocês gostem e que se inspirem, motivem e acompanhem cada um deles, porque são realmente muito maravilhosos. Além de pegar algumas ideias como inspiração, você também pode encontrar alguns igs que disponibilizam resumos completos e utilizá-los como um modo de estudos. 



A Sarah é uma estudante de Licenciatura em Matemática da IFSP. No instagram dela tem vários posts super legais, não só de estudos, mas também vários templates e inspirações de decoração de Bullet Journal que eu gosto muito mesmo. O feed dela é todo em um tom meio alaranjado que eu acho um encanto, me lembra muito o outono e é muito encantador. Além de se inspirar nos posts da Sarah no feed, você também pode acompanhar a rotina dela pelos stories, participar de sorteios especiais (o primeiro sorteio da Sarah foi em Fevereiro e eu participei é tudo bem organizadinho e os prêmios são um amor, todos bem escolhidos e feitos para amantes de papelaria - infelizmente eu não ganhei, quem sabe na próxima né? - tenho certeza que a vencedora ficou extremamente feliz). É claro que além dos posts sobre bullet journal a Sarah também faz alguns resumos super eficientes, lindos e inspiradores. E vocês não perdem por esperar gente, porque lá tem tutorial de lettering e várias dicas legais. 


Acredito que você puderam ter um gostinho do que é o studygram da Sarah, mas se vocês quiserem conhecer um pouco mais sobre ela e a rotina que ela tem na IFSP é só procurarem por @study.sah ou clicarem no nome dela para serem redirecionados para a página do instagram dela. 



A duda é uma artista gente. SÉRIO! podem acreditar. Além de fazer uns resumos super fofos e organizados ela desenha, faz lettering e mostra um pouco sobre aquarela, além de fazer uns stories super fofos né? A Eduarda tem 17 anos e é aluna do 3° ano do ensino médio e está passando por uma fase bem corrida, já que tem um turbilhão de coisas para entrega e estudar nessa fase né? Mas, além de tudo isso, sempre tem uma pegada meio descontraída no feed dela, por conta dos desenhos e dos resumos super coloridinhos. O studygram dela é relativamente novo, mas já tem uma gama de conteúdos muito bons e que podem sim, te auxiliar nos estudos, na motivação e até mesmo te inspirar a sair um pouco daquelas anotações simples e dar asas a sua imaginação, até mesmo na hora dos estudos. Além disso, a duda também tem um drive cheio de anexos legais e que podem te ajudar na hora de se organizar para estudar, como por exemplo o planner semanal e o passos para estudar (também tem folha pontilhada e quadriculada para impressão ♥). 


Para acompanhar a Duda nessa fase de estudos que ela está passando e descobrir um pouco mais sobre ela vocês podem acessar o instagram dela @studydudss. Podem fazer perguntas e conversar com ela por lá, ela é um amorzinho de pessoa, se tornou uma companheira.



A isa tem 16 anos, mora em são paulo e está fazendo o ensino médio no momento. Ela tem um ig lindissímo e resumos maravilhosos. É uma das pessoa muito fofa e que interage MUUUUITO com os seus seguidores. Ela posta resenhas, dicas e muito da sua rotina nos stories, eu amo demais acompanhar o ig dela. As lives então, são fantásticas. Mas, com certeza, uma das coisas que eu mais gosto no ig da Isa são os resumos, já utilizei vários como inspiração e até mesmo para dar uma revisada quando tô precisando fugir um pouco dos meus resumos. Ela é super atenciosa gente, podem ir lá falar com ela, vocês vão se sentir abraçados ♥ P.S: Letra linda demaaaais AAAAAAAAH! Tem várias frases motivacionais espalhadas pelo feed da Isa, vocês vão se apaixonar por tudo desse cantinho. 


Para quem quiser acompanhar e conhecer um pouco mais sobre a Isa é só seguir ela no instagram @isabellasstudies ♥ 

Sara




Agora vocês vão se apaixonar completamente (socorro). Mais uma sarinha? SIM, haha. Mas, dessa vez não é vestibulanda. A Sara estuda pro TRT. O Ig dela é maravilindo, tem uma pegada muito aconchegante (não sei explicar, me lembra casinha de vó, café, flores, coisas rústicas, sabe aquela casinha de madeira no meio da neve? em uma paisagem rodeada de montanhar ♥ é tipo isso que eu sinto quando entro no ig da Sara). Tem muita arte, muito café, muito amor, muita coisa boa por lá. OS STORIES, os stories dela são impecáveis, estão sempre organizadinhos e editados, são fofoooos demaaais (tô surtando já). VISITEM, só isso que eu digo, porque é maravilhoso e vocês não vão se arrepender nem um pouco de acompanhar essa moça inspiradora. 


Acompanhem um pouco mais do trabalho da Saritcha aqui (x) no instagram dela.

Por hoje é isso. Esses são apenas alguns dos meus studygrans prediletos. Espero conseguir fazer uma parte dois em breve, porque a rotina ta sendo bem puxada nos últimos dias. Não se esqueçam de dar uma olhadinha neles quando tiverem um tempinho, mesmo que você não esteja mais em uma fase de estudos, acredito que vá gostar muito. E se você já conhecia esse mundo me conta aqui em baixo nos comentários quais são os studygrans que você segue, se não conhecia me conta também. Aah, e qual dos 4 vocês mais gostaram e se identificaram? 

Um abraço apertado, se cuidem.

[♥]

Você também pode gostar

2 comentários

  1. AAAAAAAAAAA Que amor de post!! Studygrans são uma fonte de inspiração maravilhosa, principalmente para aqueles dias que você precisa, mas está sem motivação pra estudar! Não conhecia alguns dos seus favoritos mas já comecei a seguir todos! Dá pra notar que você escreveu com muito amor e carinho!
    Beijos!

    https://goodvaibes.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. AAAAAHNW , que bom que você gostoooou, eu fico realmente muito feliiiz ♥

      Excluir